7 erros comuns que todo vendedor deve evitar

O marcado de venda de imóveis é um marcado extremamente competitivo. Por isso, além de ótimos preços e produtos, o atendimento é crucial para conquistar os clientes. Sendo assim, cometer alguns erros de venda nessas horas pode detonar a chance de fechar um negócio.

Pressionar o cliente
Foto: Freepik

Tendo isso em vista, preparamos esse artigo sobre 7 erros de venda comuns e matadores que todo vendedor deve evitar. 

Quer saber mais? Continue a leitura e confira!

7 erros de venda comuns que você deve evitar

1. Não ter disponibilidade

Uma dos maiores erros de venda de um vendedor, é não estar disponível para os clientes.

Vendedores assim são difíceis para manter contato, isso porque estão sempre ausentes seja nos escritórios ou em outros meios de contato.

Além disso, o tempo de retorno desses vendedores é longo, deixando os clientes cansados de esperar e demonstrando desinteresse nas vendas. Dessa forma, os clientes acabam desistindo e procurando outros meios.

Um vendedor distante dificilmente terá sucesso em sua carreira, isso porque as pessoas estão cada vez mais priorizando relacionamentos humanizados nos atendimentos.

Sendo assim, se você se encaixa no perfil de vendedor difícil de ser encontrado, fique atento. Esse é um dos grandes erros de venda comuns que pode estar prejudicando o sucesso de seu negócio.

2. Ser insistente

erros dos corretores de imóveis
Foto: Freepik

Ser vendedor é uma verdadeira arte. Isso, porque, você precisa saber os momentos exatos em que o cliente te dá abertura para insistir ou não na venda.

Alguns clientes passam por situações como dúvidas ou medo de mudança. Dessa forma, apenas um pouco de jogo de cintura do vendedor pode fazer total diferença tanto para o cliente, quanto para a venda.

No entanto, existem clientes que realmente não se interessam pelo que está sendo oferecido, ou não estão no momento para fechar um negócio. Ou, até mesmo, querem conhecer outras opções.

Nesses casos, um vendedor que não consegue entender a situação e insiste demais em um mesmo ponto, pode por tudo a perder.

Querer convencer um cliente desinteressado à força também é um dos erros de venda matadores e muito comuns. Essa situação somente criará constrangimento e fará com que a relação seja comprometida.

Desse modo, o cliente pode até mesmo preferir buscar outro profissional, para evitar tais situações.

3. Não conhecer o produto

Pesquise
Foto: Freepik

Para realizar uma venda que encante o cliente, é essencial que o vendedor conheça o produto em questão.

Parte do convencimento natural no momento da venda, é oferecer o produto com total segurança. Sendo assim, será bem mais fácil mostrar para o cliente as vantagens de fechar o negócio.

No entanto, se um vendedor tenta convencer alguém de algo que nem ele mesmo conhece, o resultado será desastroso.

Por isso, para evitar esse erro de venda comum, sempre tenha na ponta da língua todas as informações sobre o que você quer oferecer.

4. Não saber ouvir

Ouvir
Foto: Freepik

Para conquistar um cliente, é essencial que você realmente se interesse pelas necessidades dele antes das suas.

No momento da venda, muitos vendedores estão tão preocupados com suas metas, que perdem clientes simplesmente por não ouvi-los.

Para realizar vendas com sucesso, é preciso oferecer aos clientes exatamente aquilo que eles buscam e precisam. Sendo assim, primeiramente é preciso conhecer esses desejos e necessidades.

E a única forma para isso, é saber ouvir e se interessar pelo que pessoa diz. Mais do que se preocupar em vender a qualquer custo, é preciso saber criar uma oferta irresistível.

Sendo assim, se você apresentar ao cliente algo que supere suas expectativas e que sane suas necessidades, há muito mais chances de fechar um negócio.

Então, mais do que falar sobre o que você tem a oferecer, ouça o que o cliente quer de você e de seu produto.

5. Falar demais

Falar demais
Foto: Freepik

Outro erro de venda que anda juntamente com o não saber ouvir, é o falar demais.

Quando um vendedor não para de falar durante uma negociação, a impressão que ele transmite é que quer convencer o cliente pelo cansaço.

Dessa forma, isso traz um efeito totalmente oposto do esperado. Afinal, o cliente se sente perdido e encurralado em meio as palavras. Desse modo, fica constrangido para falar.

Pode acontecer, de, um vendedor se preparar bastante e conhecer todas as informações sobre o produto. E, desse modo, se empolgar para mostrar tudo o que sabe ao cliente. Porém, com isso, a comunicação tende a ser unilateral.

Sem a comunicação dos dois lados, fica difícil conhecer a necessidade do cliente para oferecer algo que a corresponda. Afinal, não adianta oferecer tudo sobre um produto, se o mesmo não for o que o cliente precisa.

Sendo assim, a negociação fica comprometida e o cliente só se preocupará em terminar a conversa logo para escapar dali.

Por isso, um dos erros de venda que todo vendedor deve evitar é o de falar demais.

6. Não investir na apresentação do produto

Uma característica muito importante no momento de venda de um imóvel, é realizar o home staging.

Esse nome é dado a técnica de preparação para a apresentação do imóvel para a venda. O home staging já é muito comum nos Estados Unidos e tem se tornado comum também no Brasil.

Essa técnica é importante porque valoriza o ambiente e o prepara para ser apresentado e oferecido à alguém. Manter o ambiente arrumado e organizado de forma a transmitir leveza e conforto ao cliente, pode ser a chave para finalizar um negócio.

Muitos vendedores cometem o erro de venda de não se atentar para essa parte, e um imóvel que poderia ser demonstrado com total potencial, acaba desencantando o cliente apenas pela falta de organização e aparência.

Afinal, você como vendedor pode ter uma capacidade de imaginar o ambiente futuramente, mesmo que ele esteja desarrumado. No entanto, é preciso ver na ótica dos clientes, que podem não ter essa mesma capacidade.

7. Não valorizar a presença digital

presença digital
Foto: Freepik

Além de investir na apresentação para os momentos de visitação, é muito importante também investir na presença digital.

Um dos grandes erros de venda comuns é deixar a parte de sites e anúncios online de lado. Dessa forma, não se preocupando com a qualidade das imagens, ou nem mesmo aproveitando os benefícios dos meios digitais.

Vendedores que não investem em meios digitais de venda tem perdido espaço no mercado com a era digital.

Tão importante quanto o contato pessoal, oferecer fotos de alta qualidade e todas as informações online para os clientes é uma ótima forma de aumentar o alcance de suas vendas.

Aproveitar o potencial das plataformas de anúncio de imóveis também é uma estratégia muito eficaz de capitação de clientes.

Se você não quer errar como vendedor, precisa estar onde seus clientes estão!

Esses são alguns erros comuns que podem prejudicar a carreira de qualquer vendedor. Por isso, se você deseja ter mais sucesso em seu negócio, decida agora mesmo a corrigir esses erros.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe esse artigo com seus amigos em suas redes sociais!