Livro: pedagogia do futsal na infância

A Pedagogia do Esporte é uma das áreas do conhecimento de grande valia dentro das Ciências do Esporte; é ela que tem a incumbência de investigar a prática educativa pelo esporte, tratar pedagogicamente os processos de iniciação e formação esportiva, além de desenvolver, a sistematização, avaliação e organização crítica do processo educativo pelo esporte.
A partir do conhecimento desses relevantes referenciais pedagógicos, o que poderia explicar ou justificar, em pleno o século XXI, a utilização de referenciais de esporte adulto ou de esporte de alto rendimento dentro dos espaços esportivos infantis?
Consciente de que as pesquisas científicas atuais dentro da Pedagogia do Esporte, se encontram num processo de revisão dos seus pressupostos científicos (passagem dos parâmetros da Ciência Tradicional para os parâmetros da Ciência Contemporânea) em relação aos Jogos Desportivos Coletivos, o que justificaria no ano de 2019, ainda termos educadores esportivos priorizando nos seus processos de ensino e aprendizagem do esporte uma metodologia centrada nas técnicas?
No cotidiano atual do futsal infantil é possível observar a crescente proliferação de escolas de futsal por todo o país, escolas estas que em muitos casos divergem, radicalmente, em seus princípios, condutas e metodologias, algumas delas voltadas, exclusivamente, para formação humana, e outras voltadas, exclusivamente, para a formação esportiva. Seria possível, mesmo numa escola de futsal voltada a disputas regulares de competições, a preocupação com a formação humana? E, inversamente, seria possível uma escola de futsal voltada à formação humana participar regularmente de competições federadas?
Norteada por esses temas e questionamentos, é que esta obra pretende abordar a questão da proposição de uma metodologia e de estratégias de ensino que visam não apenas qualificar o jogo de futsal de crianças dos 4 a 9 anos, mas também contribuir para a qualificação da formação humana através de práticas socioeducativas do futsal, qualificando o fazer pedagógico diário dos educadores esportivos, buscando ampliar a visão destes, em relação aos diferentes aspectos biopsicossociais que são impossíveis de serem desconsiderados por quem pretende ensinar bem o futsal às crianças.

Localização

  • Estado: RS
  • Município: Porto Alegre
  • Bairro: Santana
!
O Zip Anúncios não se responsabiliza e não intermedia transações.
Recomendamos que leia nossas dicas de segurança

Fale com o anunciante

Daniel Andrade Geraldi Esportes

TEL.: (51) 99963... (ver número)

Denunciar Anúncio
* Fique tranquilo, usaremos seu e-mail e/ou telefone para te dar um retorno sobre a sua denúncia, somente! :-)